A Paraíba alcançou a liderança no Índice de Liquidez da Região Nordeste, conforme o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta semana. O indicador mede a qualidade da gestão financeira dos estados, verificando a disponibilidade de recursos não vinculados para cumprir com as obrigações financeiras de curto prazo. A nota da Paraíba foi de 96,90, a mais alta do Nordeste e a 6ª maior do país, evidenciando a solidez fiscal do estado.
O Índice de Liquidez, parte do Indicador de Solidez Fiscal, é calculado com base nos dados do Siconfi, da Secretaria do Tesouro Nacional. A Paraíba se destacou na região, superando o Ceará (96,65) e a Bahia (88,31). Em termos de percentual, o estado apresentou 11,7%, refletindo uma boa capacidade de liquidar suas dívidas a curto prazo, comparado a estados como o Maranhão e Rio Grande do Norte, que apresentaram os maiores índices de liquidez e, consequentemente, maiores obrigações financeiras.
Marialvo Laureano, secretário da Fazenda da Paraíba, comemorou o resultado, destacando que a gestão fiscal do estado é eficiente, equilibrada e comprometida com o pagamento das dívidas. “A solidez da gestão fiscal é evidenciada pelos investimentos próprios realizados na Paraíba, que dobraram entre 2019 e 2023, passando de cerca de 6% para 13% da Receita Corrente Líquida, com mais de R$ 2 bilhões anuais em investimentos”, afirmou Laureano.
Entre os principais investimentos, ele destacou obras em infraestrutura, como estradas, hospitais, escolas e a revitalização do Porto de Cabedelo, um projeto estratégico que visa atrair grandes embarcações e fomentar a economia do estado.