O deputado federal Florentino Neto, líder da bancada piauiense, fez uma cobrança enfática sobre a inclusão de representantes da bancada federal no primeiro escalão da administração estadual do governador Rafael Fonteles.
De acordo com o parlamentar, os deputados que apoiaram Fonteles durante a campanha têm o direito natural de ocupar cargos de relevância na gestão, especialmente no primeiro escalão. No entanto, o critério adotado pelo governador foi ceder esses espaços apenas a deputados estaduais.
Florentino destacou a importância do apoio dado ao governador e lamentou a falta de um entendimento sobre a inclusão da bancada federal no governo. “Se nós somos votados pela população, se nós temos representatividade, se estamos constantemente contribuindo com ações públicas nos municípios e no Estado, nós também temos o direito de participar da administração. Isso é o que nós cobramos também”, afirmou.
Apesar da cobrança, o deputado demonstrou respeito pelos parlamentares estaduais e reconheceu o bom relacionamento da bancada federal com o governador. “O governo foi composto reconhecendo as forças presentes na Assembleia Legislativa e existe um bom diálogo da bancada federal com o governador. Nós todos temos muito respeito, reconhecemos o seu papel de liderança e o grande trabalho que vem fazendo ele e a equipe pelo Piauí”, afirmou Florentino. No entanto, ele deixou claro que a cobrança por participação da bancada federal no governo é uma questão legítima, refletindo a representatividade dos oito deputados federais do estado.