Uma forte chuva de 135 milímetros atingiu o município de Picos, a 314 km de Teresina, causando inundações em diversos bairros e deixando várias famílias desabrigadas. Desde a noite de segunda-feira (13), equipes do Corpo de Bombeiros, do 3º Batalhão de Engenharia de Construção e da Prefeitura Municipal estão realizando resgates nas áreas mais afetadas, como os bairros Emaús, Canto da Várzea e Ipueiras.
Durante os esforços de resgate, um bancário morreu ao tentar salvar seus cachorros, que estavam sendo levados pela correnteza. O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos, decretou estado de calamidade pública nesta terça-feira (14) para mobilizar recursos e ações emergenciais.
Foi formado um Comitê de Crise Emergencial para coordenar a resposta à situação, com a participação de diversas secretarias municipais, além do SAMU, Corpo de Bombeiros, PRF e outros órgãos. O prefeito ressaltou que o município está trabalhando de forma integrada para enfrentar a crise e minimizar os danos à população.
Em caso de emergência, a população pode acionar os números 89 99459-2198 (3º BEC) ou 86 99429-7268 (Corpo de Bombeiros).