O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta segunda-feira (20), que as eleições de 2026 já estão em andamento para a oposição, destacando que seus adversários já estão em campanha. Durante a abertura da primeira reunião ministerial do ano, Lula enfatizou que o governo não deve antecipar sua campanha, mas se concentrar em entregar os resultados que a população necessita.
“Pelos adversários, a eleição do ano que vem já começou. É só ver o que vocês assistem na internet para vocês perceberem que eles já estão em campanha”, afirmou o presidente. “E nós não podemos antecipar campanha, porque temos que trabalhar e entregar para o povo aquilo que ele precisa”, completou.
Lula também ressaltou a importância da reunião, que definirá as prioridades do governo até o fim de seu mandato, em 2026. “Essa reunião tem uma característica especial. Vamos definir concretamente o que realizaremos até 2026”, disse.
Sem mencionar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula fez uma crítica à sua gestão, destacando que seu principal objetivo em 2025 será garantir que o país não retorne aos “horrores” do governo anterior. “Eu tenho uma causa que vai me motivar em 2025: a causa é não permitir, em hipótese alguma, que este país volte ao horror que foi o mandato do nosso antecessor, garantindo que a democracia prevaleça neste país”, disse.
O presidente também cobrou mais empenho dos ministros até o fim do mandato, frisando que é hora de colher os frutos do trabalho realizado até agora. “Daqui para frente, não podemos inventar, precisamos colher o que semeamos”, concluiu, anunciando que realizará reuniões individuais com os membros de sua equipe para ajustar o trabalho até 2026.
Com informações da CNN Brasil