O ministro da Casa Civil, Rui Costa, declarou nessa segunda-feira (20) que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sai “mais forte” da crise gerada pela polêmica sobre o Pix. A afirmação foi feita após uma reunião de sete horas entre os ministros do governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual Lula também destacou a importância de evitar medidas que possam criar confusão, como as portarias sem o devido acompanhamento.
Rui Costa refutou as críticas que alegavam que Haddad saíra enfraquecido após a polêmica envolvendo a ampliação da fiscalização sobre o Pix. “O que se montou foi uma notícia facciosa, mentirosa para tentar aterrorizar a população. O governo já afirmou que, em hipótese alguma, foi pensado taxar o Pix. Às vezes, um episódio como esse acende que é preciso estar afinado, então saímos mais forte, o ministro Haddad saiu mais forte”, afirmou Rui.
Na última semana, Haddad recuou da decisão que ampliava a fiscalização sobre o sistema de pagamentos, após uma onda de desinformação nas redes sociais. O governo, por meio de uma nova medida, garantiu que o Pix não será tributado.
Além disso, Rui Costa revelou que o governo está preparando uma nova estratégia de comunicação, com mais presença do presidente Lula nos estados e um maior número de entrevistas com jornalistas, para combater a desinformação. “Precisamos colocar os fatos e a verdade. Que a mentira corra atrás da verdade e não o contrário”, disse o ministro.
Lula também aproveitou a reunião para cobrar maior dedicação de seus ministros até o final do mandato, e anunciou que realizará reuniões individuais com integrantes da equipe ministerial. O presidente antecipa a necessidade de um diálogo com os partidos representados no governo, pensando já nas eleições de 2026, e observando o clima eleitoral antecipado pela oposição.