Em conversa com jornalistas nesta quinta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre sua postura em relação aos Estados Unidos, caso o presidente Donald Trump decida implementar tarifas sobre produtos brasileiros. Lula afirmou que, se Trump taxar os produtos do Brasil, o país tomará medidas de “reciprocidade” e aplicará tarifas sobre as exportações norte-americanas.
A declaração de Lula faz referência a um anúncio feito por Trump em 20 de janeiro, quando ele sinalizou uma revisão do sistema comercial e a possibilidade de taxar outras nações para beneficiar os Estados Unidos. Recentemente, Trump também impôs tarifas de 25% sobre a Colômbia após o país se recusar a receber voos militares com deportados.
Lula também criticou algumas ações do governo Trump, como a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS), chamando-as de “regressão à civilização humana”. O presidente brasileiro disse que, no momento, não tem interesse em um contato direto com Trump, mas espera uma relação de respeito mútuo entre os dois países. Ele destacou que sua intenção é estabelecer um relacionamento de “estado soberano com estado soberano”.
Sobre o novo governo dos EUA, Lula fez questão de frisar a importância de se respeitar a soberania dos países e afirmou que não há interesse em conflitos, apenas em uma relação de civilidade e respeito.
Com informações da CNN Brasil