O governador do Piauí, Rafael Fonteles, tomou posse nesta quarta-feira (5) como presidente do Consórcio do Nordeste, durante uma cerimônia que reuniu governadores da região, ministros do governo Lula, membros da bancada federal do Piauí e secretários estaduais. Fonteles, que assume o comando da autarquia em 2025, presidiu também a 1ª assembleia-geral do Consórcio do ano.
Logo após a posse, o governador piauiense assinou um Memorando de Entendimento com o Ministério da Fazenda, com o objetivo de fortalecer a agenda da transformação ecológica e posicionar a região Nordeste como um centro de investimentos sustentáveis. A medida busca consolidar a região como líder em práticas de desenvolvimento ambientalmente responsáveis e atrativas para investidores.
Durante a primeira reunião anual de 2025, os governadores do Consórcio do Nordeste discutiram temas como a reestruturação de subsecretarias e câmaras temáticas, além de traçarem a agenda internacional da autarquia para o ano. Também foram apresentados dados sobre financiamentos públicos federais para a região e definidas as prioridades para os próximos meses.
Fonteles destacou o legado deixado pela governadora Fátima Bezerra, que presidiu o Consórcio nos últimos anos. “Quero agradecer e parabenizar a governadora Fátima Bezerra pelo excelente trabalho realizado à frente do Consórcio. Sua gestão deixou um legado de integração e conquistas para o nosso Nordeste”, afirmou. Ele também reafirmou o compromisso de continuar promovendo iniciativas que estimulem o desenvolvimento econômico e social da região, com foco em justiça social e integração regional.
Com uma agenda de trabalho focada no desenvolvimento sustentável e na integração das políticas públicas dos estados nordestinos, a gestão de Fonteles promete dar continuidade aos avanços conquistados, priorizando a colaboração entre os estados para um Nordeste mais forte e unido.
Com informações da Cidadeverde.com