Lula promete descobrir responsável: “ladrão que passou a mão no direito de comer ovo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se queixar do preço elevado dos ovos nesta sexta-feira (14), durante evento em Sorocaba, onde entregou 789 ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu) a mais de 500 municípios brasileiros. Lula afirmou que não encontrou uma explicação plausível para a alta no valor do alimento e prometeu investigar as razões por trás desse aumento.

Em sua fala, o presidente refutou explicações como o aumento da exportação e o impacto do dólar, alegando que, mesmo com esses fatores, o preço dos ovos não deveria ter subido. “Nós só exportamos 0,9% dos 59 bilhões de ovos. Então, por que subiu o ovo?”, questionou, destacando que não houve condições climáticas extremas que justificassem o aumento, já que o tempo melhorou recentemente. Lula sugeriu que alguém estaria manipulando o mercado, chamando de “pilantro” quem estaria por trás do aumento, e prometeu descobrir quem é o responsável por isso.

Lula também ressaltou que, apesar da grande produção de ovos no Brasil, com expectativa de 59 bilhões de unidades para este ano, o consumo per capita do alimento ainda é baixo, em média 260 ovos por pessoa ao ano. “Não tem explicação esse ovo estar caro. Alguém está passando a mão. E nós queremos saber quem é”, disse o presidente.

Recentemente, o governo federal anunciou uma série de medidas para tentar controlar a alta dos preços, como a isenção de tarifas de importação de alimentos essenciais, incluindo carne, café, açúcar e milho. Caso essas ações não surtam efeito, Lula afirmou que tomará “atitudes mais drásticas” para conter a inflação dos alimentos.

Com informações da CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: