O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (9) que a proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre segurança pública é uma “tentativa de organizar o jogo”, e não uma “bala de prata” para resolver a criminalidade no Brasil. Durante audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado, Lewandowski destacou que a PEC é apenas o início de uma solução para o problema, que exige esforços contínuos e intervenções pontuais.
Lewandowski também abordou a proposta de integrar as forças de segurança no país, incluindo as guardas municipais na Constituição e ampliando as competências da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passará a atuar em rodovias, ferrovias e hidrovias federais. Ele destacou que a PEC foi discutida em cinco reuniões com governadores e negou que o texto prejudique a autonomia dos estados, uma das críticas da oposição.
A PEC, que será enviada ao Congresso na próxima semana, ainda passará por diversas etapas legislativas, começando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O ministro reforçou que o governo está alinhado com os parlamentares sobre a necessidade de debater e avançar com a proposta, que visa melhorar a atuação das forças de segurança no Brasil.
Fonte: CNN Brasil