Oposição articula CPMI para investigar fraudes no INSS e descontos irregulares 

A oposição no Congresso Nacional está mobilizada para apresentar, na próxima semana, um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com o objetivo de investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente os descontos irregulares em folhas de pagamento de aposentados.

A iniciativa é liderada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT), que já reuniram o número mínimo de assinaturas — 27 senadores e 171 deputados — e pretendem protocolar o pedido oficialmente na segunda-feira (12). Até sexta-feira (9), o apoio já havia chegado a 34 senadores e 218 deputados, segundo apuração da CNN.

Apesar do avanço, a oposição aguarda o retorno do presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), atualmente em viagem oficial com o presidente Lula à Rússia e à China. Cabe a ele autorizar a abertura da CPMI em sessão conjunta do Congresso, prevista para o próximo dia 27 de maio.

A base governista tenta convencer parlamentares a retirarem apoio ao pedido, enquanto a oposição avalia retirar requerimentos antigos de outras CPIs que não avançaram para priorizar o tema das fraudes no INSS. Na Câmara, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-ES) também apresentou requerimento para criação de uma CPI sobre o mesmo tema.

Além da apuração dos fatos, Damares defende que a comissão proponha o bloqueio de bens e contas de entidades envolvidas nas supostas fraudes até a conclusão das investigações.

Fonte: CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: