“Partido não está satisfeito”, diz Marcelo Castro após MDB perder vice na chapa de Rafael

O senador Marcelo Castro (MDB) confirmou, na manhã desta segunda-feira (30), que o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, comunicou oficialmente ao partido que não será mais o candidato a vice na chapa de reeleição do governador Rafael Fonteles (PT) em 2026. A decisão, segundo Castro, foi resultado de um encontro entre Themístocles e o próprio governador na semana passada.

Em entrevista à imprensa, o senador relatou que a definição foi discutida em uma reunião do MDB realizada na casa de Themístocles, com a presença de lideranças como o deputado João Mádison. O presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio, também foi convidado, mas está em viagem internacional.

Segundo Marcelo Castro, apesar da insatisfação com a retirada do MDB da vice-governadoria, o partido, por ora, manterá sua posição na base do governo. “É evidente que o partido não está satisfeito. Se eu dissesse isso, não estaria correspondendo à realidade. Mas vamos esperar a poeira sentar para, depois, o partido se posicionar oficialmente”, declarou.

O senador evitou críticas diretas, mas deixou claro o incômodo com a decisão do governador de indicar um nome do PT para compor a chapa majoritária. “O Themístocles está tranquilo, é um político experiente, mas evidentemente isso traz um desconforto — não só para ele, mas para o partido também”, afirmou.

Marcelo ressaltou que, neste momento, nem o MDB nem Themístocles Filho irão se manifestar de forma mais incisiva. A estratégia da sigla, segundo ele, é avaliar o cenário com cautela antes de adotar uma postura definitiva sobre as eleições de 2026.

Reportagem: Larisse Lopes

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: