O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Buenos Aires, capital da Argentina, na noite desta quarta-feira (2/7), para participar da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. A agenda oficial do petista começa na quinta-feira (3/7) com um café da manhã com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, seguido da reunião com os demais líderes do bloco econômico sul-americano.
Durante o encontro, o Brasil assume a presidência rotativa do Mercosul, atualmente ocupada pela Argentina. A gestão brasileira, que se estende até dezembro, terá como principal meta concluir o acordo comercial com a União Europeia — negociação que se arrasta há mais de duas décadas.
Além disso, o governo brasileiro pretende incluir os setores automotivo e açucareiro no regime do Mercosul e revisar a Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec), pontos considerados estratégicos para o comércio regional.
Após a cúpula, Lula deve visitar a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar após ser condenada por corrupção. Lula e Kirchner mantêm uma relação política de longa data e trocaram manifestações de apoio em momentos de crise.
Fonte: Metrópoles