Fontes em Brasília e Alagoas confirmaram que o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) irão disputar unidos as duas vagas ao Senado nas eleições de 2026. O acordo, selado por meio de uma videoconferência entre Lira, Renan e o presidente Lula (PT), também definiu que o atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), será o candidato ao governo estadual.
O entendimento prevê ainda que o prefeito de Maceió, JHC (PL), concluirá seu mandato sem entrar na disputa, e a procuradora Marluce Caldas será indicada para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com forte influência política, Renan e Lira articulam uma chapa sem adversários competitivos, utilizando seu peso nacional para neutralizar possíveis candidaturas de partidos que possam representar risco eleitoral.
Segundo o jornalista Wadson Regis, os principais nomes envolvidos na articulação devem comparecer nesta segunda-feira (7) ao lançamento do VLT de Arapiraca, evento que poderá simbolizar publicamente o início da nova aliança.
Fonte: Cada Minuto