O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) foi incluído na tradicional lista dos “100 Cabeças” do Congresso Nacional, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A edição de 2025 traz Veras entre os 19 novos nomes reconhecidos por sua atuação estratégica e capacidade de articulação política no Parlamento.
Segundo o DIAP, os “100 Cabeças” são parlamentares com grande influência nas decisões legislativas, destacando-se em debates, votações, formulações e articulações. O petista é o primeiro pernambucano a presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, e em 2024 foi um dos cinco melhores parlamentares do Nordeste pelo Prêmio Congresso em Foco — reconhecimento para o qual está novamente indicado este ano.
Atualmente, Veras é primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e coordenador da Bancada de Pernambuco. Neste mês de julho, também foi eleito presidente estadual do PT com mais de 27 mil votos, o equivalente a 93% dos votos apurados no PED (Processo de Eleições Diretas do partido).
Na edição de 2025, Pernambuco emplacou oito parlamentares na lista — sete deputados e um senador — enquanto o Nordeste lidera entre as regiões, com 40 representantes entre os “Cabeças” do Congresso.
Fonte: Edmar Lyra O Blog da Política de Pernambuco