Nobel elogia Pix e diz que Brasil pode ter “inventado o futuro do dinheiro”

Em artigo publicado nesta terça-feira (22/7), o economista americano e Nobel de Economia Paul Krugman destacou o Pix como uma inovação revolucionária no sistema financeiro global. Krugman afirmou que o Brasil pode ter “inventado o futuro do dinheiro” com a criação da ferramenta de pagamentos instantâneos, elogiando sua eficiência, inclusão financeira e facilidade de uso.

Comparando o Pix ao Zelle, sistema semelhante utilizado nos Estados Unidos, o economista avaliou que o modelo brasileiro é mais funcional e acessível. Ele também apontou que a adoção de algo similar nos EUA é improvável, devido à resistência do setor financeiro privado.

Krugman ainda fez críticas à política econômica americana, em especial à nova Lei Genius, que incentiva stablecoins e, segundo ele, pode abrir caminho para golpes e instabilidade. O artigo também cita a diferença entre os sistemas políticos, destacando que no Brasil “ex-presidentes são julgados por tentar sabotar eleições”, numa crítica implícita ao cenário político dos EUA.

Fonte: Metrópoles

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: