Governo estuda fim da obrigatoriedade de aulas em autoescola para tirar CNH

O governo federal avalia uma proposta que pode acabar com a exigência de aulas em autoescola para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, tem como objetivo reduzir os custos e flexibilizar o processo de habilitação no país.

Pelo novo modelo, o candidato continuará obrigado a ser aprovado no exame prático do Detran, mas poderá se preparar de forma independente — com instrutores autônomos ou até com ajuda de conhecidos — sem a necessidade de frequentar um Centro de Formação de Condutores. A obrigatoriedade de veículos adaptados para o treinamento também poderá ser dispensada, permitindo o uso de carros particulares.

A proposta ainda precisa ser aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, se implementada, valerá inicialmente para as categorias A (motos) e B (carros de passeio). Apesar da flexibilização, a prática em vias públicas continuará sendo proibida sem a presença de um instrutor credenciado, sob risco de infração.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: