A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil.
Zambelli havia fugido do país e estava foragida desde a condenação. Ela foi incluída na lista de procurados da Interpol, e o governo brasileiro já havia solicitado formalmente sua extradição.
A prisão ocorreu após o deputado italiano Angelo Bonelli informar, por meio das redes sociais, o endereço onde a parlamentar brasileira estaria hospedada. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia”, escreveu Bonelli em sua conta no X (antigo Twitter). A polícia italiana realizou a identificação da deputada no local.
A expectativa agora é que as autoridades italianas e brasileiras conduzam os trâmites legais para o processo de extradição de Zambelli ao Brasil.
Fonte: G1