Estudantes do ‘Sergipe no Mundo’ aprimoram habilidades culturais e globais na Europa

As atividades culturais em intercâmbio internacional são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, permitindo que se tornem cidadãos globais mais conscientes e preparados para o futuro. Seguindo essa dinâmica, o programa ‘Sergipe no Mundo’, do Governo do Estado, proporciona aos intercambistas da rede pública estadual de ensino a oportunidade de imersão cultural para que vivenciem os costumes e tradições locais.

Em Málaga, na Espanha, os dez intercambistas conheceram a  Plaza de la Constitución, importante praça que foi palco de eventos importantes ao longo dos séculos, incluindo a assinatura da Constituição Espanhola de 1812, que lhe deu o nome. É ponto de partida para explorar o centro histórico de Málaga e a famosa Calle Larios.

“É surreal o que estamos vivendo, uma felicidade imensa. Estamos a poucos dias mas temos a sensação que estamos há semanas. Está sendo uma experiência incrível, tanto nas aulas quanto no conhecimento cultural. O ‘Sergipe no Mundo’ é tão edificante e tenho a certeza que voltaremos ao Brasil com uma ampla bagagem para nossa vida”, comemora a jovem Beatriz de Almeida, aluna do Centro de Excelência Maria Rosa, de Tobias Barreto.

As atividades históricas e culturais do intercâmbio ajudam a desenvolver habilidades de comunicação e adaptação em diferentes contextos culturais. Além disso, a quebra da barreira do idioma já transforma toda forma de comunicação. A exposição a diferentes culturas pode inspirar a criatividade e a inovação nos estudantes, preparando-os para trabalhar e viver em um mundo cada vez mais globalizado e diverso.

Em Lyon, na França, por exemplo, os dez intercambistas estiveram na Basílica de Notre-Dame de Fourvière, construída entre 1872 e 1884 em uma posição dominante com vista para a cidade. O local que ocupa foi outrora o fórum romano de Trajano, o forum vetus.

A basílica pode ser vista de muitos pontos de vista em Lyon e tornou-se um símbolo da cidade. Recebe 2 milhões de visitantes anualmente.

“A primeira impressão que tive quando cheguei em Lyon foi pensar ‘isso existe mesmo?’. Porque é algo de outro mundo, a cidade, as casas, os prédios, a cultura, tudo é tão diferente e tão legal. Me surpreendi. A língua francesa é linda e estar me comunicando é gratificante. Ontem visitei a Basílic, um ponto turístico muito importante e incrível. Estou amando a experiência”, destacou o estudante Renato Almeida, aluno do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, de Nossa Senhora do Socorro, município da Região Metropolitana.

“Minha experiência nesses primeiros dias tem sido incrível. Já fizemos um tour pela cidade com a professora Lorena, que nos levou a pontos marcantes e um dos lugares que mais me marcou foi a Ponte Morand, tão linda que nem nas fotos. Outro lugar incrível foi a Halles de Lyon Paul Bocuse, um centro gastronômico destinado a Paul Bocuse, renomado chefe de cozinha de Lyon. Foi uma vivência inesquecível”, celebra a aluna Ana Beatriz Alves da Silva, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, em Aracaju.

Os passeios culturais seguem e geram entusiasmo aos intercambistas em Waterford, na Irlanda, Brighton e Cambridge, na Inglaterra.

Internacionalização

O programa de internacionalização da educação básica, Sergipe no Mundo, proporciona a 100 estudantes da rede pública estadual de ensino a oportunidade de realizar o sonho e a experiência de um intercâmbio internacional.

O programa abraça alunos do Ensino Médio, entre 14 e 17 anos de idade, da rede pública estadual, para uma oportunidade de vivências e experiências de imersão, socialização de cultura e de uma cidadania global. Os intercambistas têm uma ampla agenda de estudos em uma escola local, visitas culturais e passeios, além da convivência com uma família de cada país.

Os jovens viajaram com todas as despesas pagas pelo Governo de Sergipe, além da assistência, acolhimento e logística da equipe do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação.

A segunda turma, prevista para o segundo semestre, viajará para Vancouver (Canadá), San Diego (EUA), Camberra (Austrália) e Sevilha (Espanha). Todos os estudantes recebem, gratuitamente, a documentação necessária para a viagem, como passaporte e visto.

Os estudantes contemplados com o intercâmbio, ao retornarem da imersão cultural e linguística, estarão automaticamente  matriculados nos devidos cursos de idiomas no Centro Estadual de Idiomas.

Para a edição de 2025, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, investiu mais de R$ 5,8 milhões.

Fonte: Secom Sergipe

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: