Lula admite possível candidatura em 2026, mas condiciona decisão à saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (3) que poderá disputar um quarto mandato nas eleições presidenciais de 2026. A declaração foi feita durante o encerramento do Encontro Nacional do PT, em Brasília, e veio acompanhada de uma ressalva: ele só concorrerá se estiver em plenas condições de saúde física e mental.

“Para ser candidato, tenho que ser muito honesto comigo mesmo. Preciso estar 100% de saúde. Para eu me candidatar e acontecer o que aconteceu com Biden, jamais. Quando digo que tenho 80 anos e energia de 30, podem acreditar”, afirmou o presidente. “Se eu for candidato, será para ganhar”, completou.

A fala ocorre em meio ao debate sobre a sucessão presidencial no Brasil e dias após o presidente dos EUA, Joe Biden, desistir da reeleição após críticas sobre sua condição cognitiva. Lula usou o exemplo norte-americano para reforçar que só enfrentará uma nova disputa se sentir que pode cumprir plenamente a missão.

O evento do PT também marcou a transição na liderança do partido: Edinho Silva assumiu a presidência da sigla, no lugar de Gleisi Hoffmann, que agora integra o governo como ministra das Relações Institucionais. Lula não definiu prazo para anunciar sua decisão final sobre 2026.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: