O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpriu nesta quinta-feira (14) sua primeira agenda oficial do segundo semestre em Pernambuco, com compromissos em Goiana e no Recife. Pela manhã, Lula participou da inauguração da nova fábrica da Hemobrás, a maior da América Latina na produção de hemoderivados, fruto de um investimento de R$ 1,9 bilhão. A unidade torna o Brasil mais próximo da autossuficiência na produção de medicamentos estratégicos para o SUS, como imunoglobulina, albumina e fatores de coagulação.
Durante o evento, Lula homenageou o senador Humberto Costa (PT), seu ex-ministro da Saúde, por ter idealizado a instalação da fábrica em Pernambuco. “Pernambuco precisava de uma chance, e a Hemobrás está aqui”, afirmou o presidente.
A cerimônia contou com a presença de parlamentares, ministros e a vice-governadora Priscila Krause (PSD), que representou a governadora Raquel Lyra (PSD), ausente por compromissos no Sertão. Foi a primeira ausência da governadora em agendas presidenciais no estado desde o início do mandato.
Ainda nesta quinta, Lula visita o Hospital Ariano Suassuna, no Recife, para anunciar o programa Agora Tem Especialista, voltado à ampliação do acesso a consultas médicas especializadas pelo SUS. Encerrando o dia, ele participa da entrega de 599 títulos de regularização fundiária no bairro de Brasília Teimosa, beneficiando cerca de R$ 3,8 milhões em imóveis.