Líder do PT na Câmara pede ao STF prisão preventiva de Bolsonaro por risco de fuga

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), protocolou nesta sexta-feira (22) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha sua prisão preventiva decretada. O pedido foi feito no âmbito da ação penal que julga Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, com julgamento marcado para começar em 2 de setembro.

Lindbergh argumenta que a medida é necessária “para a garantia da ordem pública e econômica e da aplicação da lei penal”. O parlamentar destaca o suposto descumprimento reiterado das medidas cautelares por parte do ex-presidente e aponta um “risco concreto de fuga”, identificado pela Polícia Federal, como agravante.

Segundo o deputado, não há impedimento legal para decretar a prisão preventiva mesmo com o julgamento se aproximando. “A prisão preventiva não é antecipação de pena, mas uma medida cautelar para resguardar a integridade do processo”, escreveu.

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por decisão do STF. Qualquer violação das medidas impostas pode levar à prisão preventiva. A defesa do ex-presidente tem até às 20h34 desta sexta-feira para responder a um pedido de explicações feito pelo ministro Alexandre de Moraes sobre uma suposta solicitação de asilo enviada ao presidente da Argentina, Javier Milei.

Fonte: Metrópoles

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: