União Progressistas rompe com o Governo Lula por “coerência e compromisso”, diz Júlio Arcoverde

Em coletiva realizada nesta terça-feira (2), no Salão Verde da Câmara dos Deputados, a Federação União Progressistas anunciou a saída de seus integrantes da gestão do Governo Federal, o que inclui os ministros do Esporte, André Fufuca (PP), e do Turismo, Celso Sabino (União Brasil).

Para o deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), a decisão reafirma o alinhamento do partido com sua base e com a sociedade.

“É por coerência e compromisso com o Brasil que o Progressistas sai do Governo Lula. O momento do país exige firmeza de convicções e responsabilidade com aquilo que defendemos nas ruas e no Congresso”, declarou Arcoverde.

O parlamentar ressaltou que, embora a participação de quadros da Federação no Executivo tenha ocorrido em ambiente democrático, “não é coerente, no contexto atual, permanecer em um governo que não reflete os compromissos que assumimos com a população nem as pautas defendidas pelo Progressista.”

A coletiva contou com a presença do senador Ciro Nogueira e de Antônio Rueda, copresidentes da Federação, além de deputados e senadores das duas legendas. Segundo Arcoverde, a retirada marca uma postura de independência propositiva no Congresso.

“Seguiremos votando tudo o que for bom para o país, com autonomia, defendendo reformas que destravem a economia, geração de empregos e protejam quem mais precisa. O que não tiver compromisso com o brasileiro será enfrentado com firmeza”, afirmou.

O parlamentar destacou ainda o respeito institucional aos ministros que deixam os cargos e agradeceu o trabalho realizado. “Há reconhecimento pelo esforço dos que serviram ao país. A decisão é política e pragmática, de alinhamento com o que acreditamos ser o melhor rumo para o Brasil”, concluiu.

Próximos passos

A bancada da Federação na Câmara e no Senado atuará de forma coordenada em torno de uma agenda legislativa com foco em crescimento econômico, responsabilidade fiscal, segurança pública e melhoria da qualidade dos serviços.

Confira o Comunicado da Federação União Progressistas na íntegra:

Informamos a todos os detentores de mandato que devem renunciar a qualquer função que ocupem no Governo Federal.
Em caso de descumprimento desta determinação, se dirigentes desta federação em seus estados, haverá o afastamento em ato contínuo. Se a permanência persistir, serão adotadas as punições disciplinares previstas no estatuto.
Esta decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes.

Brasília, 02 de setembro de 2025.
Antonio Rueda – Presidente Nacional do União Brasil
Ciro Nogueira – Presidente Nacional do Progressistas

Fonte: Ascom Dep Fed Júlio Arcoverde

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: