O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta sexta-feira (5), com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e comemorou o avanço do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que foi enviado para aprovação do Conselho Europeu na última quarta-feira (3).
Durante o diálogo de aproximadamente 20 minutos, Lula destacou a importância da parceria entre os blocos, considerada estratégica diante das incertezas do comércio internacional. O tratado prevê a criação de um mercado com mais de 700 milhões de pessoas, representando 26% do PIB global.
O presidente brasileiro também reforçou a necessidade de que os regulamentos adotados internamente pela União Europeia estejam alinhados ao espírito e aos termos do acordo, evitando medidas unilaterais que possam prejudicar a parceria.
Além do tratado, os líderes discutiram temas da agenda global, como o compromisso com o multilateralismo e a busca por uma ordem internacional mais justa e pacífica.
Lula também compartilhou suas expectativas para a COP30, que será realizada em 2026, em Belém (PA), e recebeu o apoio de Ursula von der Leyen para o evento, que deve ser um marco nas discussões sobre clima e sustentabilidade.
A expectativa do governo brasileiro é de que o acordo Mercosul-UE seja assinado até o final deste ano, durante a Cúpula do Mercosul, que será sediada no Brasil.