O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quinta-feira (11), em Xangai, na China, um memorando de entendimento (MoU) com a empresa chinesa TBEA Group para desenvolver projetos estratégicos voltados à produção de hidrogênio verde e à implantação de usinas fotovoltaicas no estado. O encontro faz parte da missão internacional do governador aos país asiático para atrair novos investimentos ao Piauí.
O acordo prevê que a TBEA apresentará, no prazo de 30 dias, um plano de trabalho preliminar que contemple propostas de fornecimento de equipamentos, soluções tecnológicas e oportunidades de cooperação para implantação de projetos no estado.
O memorando prevê ainda o fortalecimento de parcerias acadêmicas e tecnológicas, além da busca por soluções que contribuam para a redução das emissões de CO₂ e o incentivo ao uso de energia limpa, alinhando o Piauí às metas globais de sustentabilidade.
Segundo Rafael Fonteles, a missão reforça a estratégia de internacionalização do estado. “Hoje tivemos mais reuniões importantes, entre elas discutimos a ampliação da cooperação em projetos de energia renovável. Estamos apresentando o Piauí como um destino seguro para investimentos em energia limpa e infraestrutura, com potencial único para atrair grandes empresas e gerar empregos”, frisa o governador.
Ainda em Xangai, o governador teve encontros com as empresas de energia renovável SPIC e Envision Energy, além do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).
SPIC Energia
Com a SPIC, foi discutida a ampliação dos investimentos da empresa no Piauí, onde atua desde 2024 no Complexo Solar Marangatu, no município de Brasileira, com 446 MWp de potência instalada.
A SPIC, originária da China, é uma das cinco maiores geradoras de energia do mundo, sendo a maior produtora global de energia solar, com 246 GW de capacidade instalada, presença em 47 países e cerca de 130 mil colaboradores.
No Brasil, a Envision anunciou um investimento de US$ 1 bilhão para a produção de combustível sustentável de aviação (Sustainable Aviation Fuel – SAF) proveniente da cana-de-açúcar, com o objetivo de consolidar o país como um centro global de “petróleo verde”. O objetivo de Rafael Fonteles é justamente convencer a empresa a estender seus investimentos ao Piauí.
Ainda em Berlim, o chefe do Executivo estadual também se encontrará com 10 alunos da rede pública do Piauí que estão realizando intercâmbio conquistado no Seduckathon 2025, projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que premia desempenho escolar e criatividade em tecnologia.