O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Fábio Schiochet (União-PR), designou nesta sexta-feira (26) o Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG) como relator do processo que apura possível quebra de decoro parlamentar por parte do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
A investigação teve origem em uma representação da bancada do PT, que pede a cassação de Eduardo. Segundo o partido, o parlamentar, que está nos Estados Unidos desde o início do ano, tem se dedicado a difamar reiteradamente instituições brasileiras, com ataques especialmente direcionados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros.
O relator escolhido, Delegado Marcelo Freitas, já declarou publicamente apoio a Eduardo Bolsonaro em ocasiões anteriores. Em 2019, chegou a chamá-lo de “amigo” em um vídeo publicado nas redes sociais. Em publicações mais recentes, Freitas também defendeu a anistia, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF) e criticou tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump ao Brasil.
Caso seja condenado no Conselho de Ética, Eduardo Bolsonaro pode ter seu mandato cassado.