Nesta terça-feira (30), o deputado federal Danilo Forte (União-CE) alertou para os riscos de iniciar o próximo ano sem um orçamento aprovado, em entrevista ao portal Política por Dentro. Ele criticou o atraso na liberação das emendas parlamentares e afirmou que a indefinição prejudica os investimentos no interior do país e agrava a situação política.
“Houve a desorganização no ano passado, esse ano até agora, agora estão começando a soltar as emendas e atrasando os investimentos no interior do Brasil. E começar o ano que vem sem orçamento aí é um caos, é um caos administrativo muito grande”, afirmou.
Segundo Danilo, a falta de orçamento definido pode até “facilitar a vida do governo federal para administrar o orçamento com medida provisória”, mas, por outro lado, “vai prejudicar tanto a relação política como vai criar ainda mais dificuldade para que o dinheiro chegue na ponta, chegue nos municípios, chegue no Estado, que é onde a política é executada de fato”.
O parlamentar também defendeu a importância de se estabelecer um cronograma para execução das emendas parlamentares, criticando a resistência do governo federal. “O governo fica criando dificuldade porque não quer admitir um cronograma para execução de emenda, mas o cronograma nada mais é do que planejamento”, disse.
Danilo comparou a gestão do orçamento público à organização doméstica. “Você tem o planejamento da sua casa, quando você todo mês separa o dinheiro para pagar o supermercado, para pagar a escola dos filhos, para pagar a conta da luz, você precisa ter também um planejamento para o país, para poder saber quando o dinheiro vai chegar e como é que ele vai ser executado.”
Ele ainda concluiu dizendo que a indefinição orçamentária pode “agravar ainda mais uma situação política já tão fragilizada no país pela paralisação que a gente vive”.
Reportagem: Larisse Lopes