Um grupo de oito deputados federais se reúne nesta quinta-feira (2) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, para tratar da interceptação de uma flotilha humanitária pela marinha israelense. A embarcação levava ativistas internacionais à Faixa de Gaza, incluindo ao menos 12 brasileiros — entre eles a deputada Luizianne Lins (PT-CE) e o ativista Thiago Ávila.
O grupo fazia parte da flotilha Global Sumud, formada por civis de 57 países, com o objetivo de romper o bloqueio marítimo imposto por Israel e abrir um corredor para a entrada de ajuda humanitária em Gaza. A missão foi interceptada na quarta-feira (1º) pelas forças israelenses.
Segundo a liderança do PT na Câmara, além de discutir a situação dos brasileiros, a reunião também abordará o que o partido classificou como “genocídio cometido por Israel em Gaza”.
Participam do encontro os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ), Ana Pimentel (PT-MG), Domingos Neto (PSD-CE), Erika Kokay (PT-DF), Fernanda Melchionna (Psol-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), João Daniel (PT-SE) e Maria do Rosário (PT-RS).
Mais cedo, o Itamaraty divulgou nota oficial condenando a operação israelense e pedindo a liberação imediata e incondicional das restrições à entrada de ajuda humanitária na região.