Ciro Nogueira pede ao STF autorização para visitar Bolsonaro e entra em embate com Ronaldo Caiado

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, solicitou nesta segunda-feira (6.out) ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar. Segundo afirmou à CNN, o encontro deve ocorrer ainda nesta semana, caso seja autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

A movimentação de Ciro ocorre em meio a tensões dentro do campo da direita sobre a sucessão presidencial de 2026. Em entrevista ao jornal O Globo, o senador afirmou que Bolsonaro estaria inclinado a apoiar nomes como os governadores Tarcísio de Freitas (SP) ou Ratinho Jr. (PR) para a disputa, e sugeriu que a decisão seria comunicada até o início do próximo ano.

As declarações provocaram reação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que é pré-candidato ao Planalto e criticou duramente Nogueira. “A ansiedade de Ciro em se colocar como candidato a vice de Tarcísio é vergonhosa […] Ele já se coloca como porta-voz do presidente Bolsonaro, o que ele não é”, afirmou Caiado nas redes sociais.

Em resposta, Ciro Nogueira minimizou a polêmica, dizendo que o “adversário é Lula” e que não perde tempo com “polêmicas vazias”. Ele também reiterou que apenas Bolsonaro ou seus familiares próximos têm legitimidade para anunciar quem será o candidato da direita em 2026.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: