A primeira viagem do trem de cargas da Ferrovia Transnordestina acontecerá nesta sexta-feira (24), ligando Bela Vista do Piauí a Iguatu, no Ceará. A viagem, com duração estimada de 20 horas, marca o início da operação da ferrovia, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico da região.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a etapa de transporte comissionado. O trem levará uma carga de milho ao longo dos 585 km de extensão do trecho inaugural. O carregamento será feito próximo ao futuro Terminal Intermodal de Cargas do Piauí (TIPI) e o descarregamento ocorrerá no sábado (25), em Iguatu, onde está sendo construído o Terminal Logístico local.
Os governadores Rafael Fonteles (PI) e Elmano de Freitas (CE), além de autoridades dos dois estados, acompanharão o trajeto.
A Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil, com 1.206 km de extensão e mais de 4 mil trabalhadores. A primeira fase está com 78% de avanço e deve ser concluída em 2027, conectando a ferrovia ao Porto de Pecém (CE). A conclusão total está prevista para 2028.
A infraestrutura inclui 143 pontes e viadutos, 2,2 milhões de dormentes e 209 mil toneladas de trilhos — elementos que consolidam a ferrovia como um dos principais projetos logísticos do país.