Deputados das bancadas evangélica e católica estão articulando a aprovação de um projeto que cria oficialmente uma liderança cristã na Câmara dos Deputados, com direito a assento e voto nas reuniões do colégio de líderes — espaço onde são definidas as pautas de votação da Casa.
A proposta, apresentada com apoio dos presidentes das frentes parlamentares católica, Luiz Gastão (PSD-CE), e evangélica, Gilberto Nascimento (PSD-SP), prevê que essa nova bancada cristã seja composta por representantes das duas frentes, com rodízio anual na liderança entre católicos e evangélicos.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o requerimento de urgência para votação da proposta poderá ser analisado ainda nesta quarta-feira (22). Em culto ecumênico realizado pela manhã com representantes das duas frentes, Motta elogiou a união das bancadas e disse que a criação da liderança cristã demonstra “interesse de caminhar conjuntamente em pautas de interesse da população”.
Segundo os autores da proposta, a maioria dos partidos já sinalizou apoio à medida, e o Partido dos Trabalhadores (PT) discutirá sua posição ainda hoje. A ideia segue o modelo já adotado com as bancadas feminina e negra, que também garantiram espaço e voto nas decisões do colégio de líderes.