O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta segunda-feira (10/11) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de divulgar o nome do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A conversa deve ocorrer entre terça e quarta-feira, após o retorno de Lula de Belém (PA), onde participa de eventos ligados à COP30.
Segundo Wagner, o favorito para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF, continua sendo o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. “O presidente Lula deve, na volta, ter mais um diálogo com o senador Rodrigo Pacheco para anunciar [o nome ao STF]. Eu sinceramente creio que o nome está lançado. Não vejo reversão”, disse o líder.
Jaques Wagner afirmou ainda que Lula enxerga Pacheco como um potencial candidato ao governo de Minas Gerais em 2026, o que reduziria suas chances de ser indicado ao Supremo. “Lula entende que o senador Rodrigo Pacheco hoje é um homem com mais musculatura para disputar o governo do estado de Minas”, afirmou.
A expectativa inicial era que o anúncio fosse feito antes da viagem a Belém, mas o cronograma foi adiado devido à agenda intensa do presidente e à crise de segurança pública no Rio de Janeiro. Sem um nome forte no estado, o PT busca uma aliança em Minas, considerado estratégico para a campanha de reeleição de Lula.