O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo Financial Times. A lista, divulgada nesta sexta-feira (5/12), destaca o ministro na categoria “Heróis do Ano”, em reconhecimento ao seu papel na defesa da democracia e na atuação do Judiciário brasileiro.
Em texto assinado pela historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, o jornal britânico afirma que Moraes “fortaleceu o entendimento coletivo no Brasil de que a Constituição não é mera formalidade”, ao enfrentar ataques ao sistema eleitoral, combater redes de desinformação e responsabilizar figuras públicas envolvidas nesses processos. O Financial Times também aponta que a amplitude de suas decisões cria uma tensão “entre firmeza e excesso”.
O jornal lembra ainda que Moraes se tornou um dos símbolos da resistência democrática ao se recusar, junto à Primeira Turma do STF, a apoiar a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.
O ministro aparece ao lado de personalidades como a escritora canadense Margaret Atwood, o cantor Bad Bunny, a atriz Cynthia Erivo e Zohran Mamdani, recém-eleito prefeito de Nova York.