Diante da campanha de boicote à Havaianas, promovida por políticos de direita após a divulgação de um comercial com a atriz Fernanda Torres, a deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) usou as redes sociais para ironizar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua tornozeleira eletrônica.
Neste domingo (21/12), Hilton publicou na rede social X que as pessoas gostam de usar Havaianas “sem nada preso ou apitando no tornozelo”, em referência ao período em que Bolsonaro esteve em prisão domiciliar. “Como assim os bolsonaristas tão cancelando até as Havaianas? Será que não serve direito nos cascos deles? Porque quem não gosta de vestir uma Havaianas, ficar bem livre e solta, sem nada preso ou apitando no tornozelo e ir pra onde quiser sem pedir autorização pra ninguém?”, provocou a parlamentar.
A declaração surge no contexto de repercussão internacional do comercial, em que Fernanda Torres fala sobre não começar o Ano-Novo com o “pé direito”. Entre os críticos conservadores que incentivam o boicote à marca estão Eduardo Bolsonaro, Luciano Hang e Nikolas, pedindo aos seguidores que descartem os chinelos e deixem de comprá-los para causar impacto econômico.
Para Erika Hilton, a marca representa liberdade e autonomia, contrastando com a situação de restrição de detentos que usam tornozeleira eletrônica.