Governo de Sergipe inaugura obras de segurança hídrica no alto sertão

O Governo de Sergipe inicia a segunda semana de janeiro com uma série de inaugurações nos municípios de Poço Redondo e Porto da Folha para ampliar a segurança hídrica no alto sertão.

As obras somam 24 quilômetros de adutoras e incluem sistemas de captação, novas adutoras e a ampliação e modernização de estações de tratamento de água, beneficiando diretamente quase 60 mil moradores e, de forma ampliada, cerca de 170 mil habitantes da região.

As intervenções buscam garantir regularidade, autonomia no abastecimento e reduzir vulnerabilidades históricas do semiárido sergipano.

Às 9h, por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o governador Fábio Mitidieri entrega a obra de implantação do sistema de captação, adutora de água bruta e Estação de Tratamento de Água (ETA) no Povoado Curralinho, em Poço Redondo. Também no município, a concessionária Iguá Sergipe entrega a nova adutora que conecta a ETA Curralinho ao reservatório da sede municipal. Com 14km de extensão, a obra garante maior autonomia hídrica ao município e reduz a dependência da Adutora do Alto Sertão.

Em seguida, às 11h, a comitiva da gestão estadual, juntamente com diretores e técnicos da concessionária Iguá Sergipe, se dirige à cidade de Porto da Folha. No município, a Iguá Sergipe inaugura os 10km de nova adutora para atender ao Povoado Lagoa do Rancho, elevando a capacidade operacional do sistema e reduzindo vulnerabilidades históricas no abastecimento do semiárido.

Às 12h, também em Porto da Folha, o Governo do Estado entrega as obras de ampliação modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Integrado Semiárido, realizadas pela Deso. A obra representa um investimento de R$ 16.072.626,80, realizado com recursos do Banco do Nordeste, e marca um avanço significativo na segurança hídrica do alto sertão sergipano. A obra beneficia diretamente cerca de 170 mil habitantes dos municípios da região e, futuramente, o sistema também deverá atender os municípios de Simão Dias, Ribeirópolis e Moita Bonita.

Fonte: Secom Sergipe

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: