IBGE anuncia abertura de 39 mil vagas temporárias para o Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai abrir 39.108 vagas temporárias para a realização do Censo deste ano. A autorização para as contratações foi publicada em dezembro no Diário Oficial da União (DOU), por meio de portaria conjunta dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento.

De acordo com o IBGE, a maior parte das vagas será destinada à coleta de dados, com 27.330 oportunidades para recenseadores. Também estão previstas 4.143 vagas para agentes censitários supervisores e outras 1.165 para supervisão de qualidade. Além disso, haverá oportunidades para apoio técnico especializado (1.020), administração de postos e da supervisão de coleta (2.572 no total), apoio administrativo (1.432) e apoio em informática (1.446).

O instituto informou que a banca responsável pelo processo seletivo simplificado ainda está em definição e que o edital deve ser publicado em até seis meses, contados a partir da publicação do ato normativo. Os salários ainda não foram divulgados e devem variar conforme a função exercida.

Segundo o IBGE, as contratações temporárias têm como objetivo viabilizar a operacionalização dos levantamentos censitários em todo o país. As atividades envolvem desde o planejamento técnico até a coleta, supervisão e processamento das informações em todo o território nacional.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: