O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nessa terça-feira (13) o nome de Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. O convite foi feito durante reunião no Palácio do Planalto, com a presença do ministro interino da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto. A nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda hoje, segundo nota oficial do governo.
Jurista com bom trânsito no Palácio do Planalto e na ala baiana do governo, Wellington é próximo do presidente e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Com a escolha, o governo federal descartou o desmembramento do Ministério da Justiça para a criação de uma pasta exclusiva para a segurança pública.
Wellington César Lima e Silva já ocupou o comando do Ministério da Justiça em 2016, durante o governo Dilma Rousseff (PT), mas permaneceu apenas 11 dias no cargo. À época, sua nomeação foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) por ele ser procurador de Justiça do Ministério Público da Bahia, o que o levou a deixar a função sem pedir exoneração do MP.
No atual governo, Wellington foi secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, cargo estratégico que mantém interlocução direta com o presidente da República. Ele deixou a função em julho do ano passado após ser indicado por Lula para o posto de advogado-geral da Petrobras.