O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta segunda-feira (19) que não pretende disputar nenhum cargo eletivo nas eleições de 2026. Segundo ele, o objetivo no momento é se dedicar a discussões sobre um projeto de país com foco no cenário internacional.
A declaração foi dada em entrevista ao portal UOL, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentar convencê-lo a concorrer novamente ao governo de São Paulo. Em 2022, Haddad foi derrotado no segundo turno pelo atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Disse a Lula, em todas as ocasiões, que não iria me candidatar em 2026, a todos os cargos. Começamos a conversar sobre a minha saída do governo na semana passada e levei as minhas considerações a ele”, afirmou o ministro.
De acordo com análise da CNN Brasil, Lula busca um palanque forte em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. No entanto, aliados do presidente e do ministro avaliam que pesa contra Haddad a possibilidade de uma nova derrota, já que Tarcísio aparece como favorito nas pesquisas de intenção de voto.
Haddad reforçou que não está focado em cargos políticos. “Não estou pensando em cargos. Quero um tempo para discutir um projeto de país no cenário internacional”, reiterou.
O ministro também comentou o atual contexto político, afirmando que o mundo vive uma fase de fortalecimento da extrema-direita. “Todo extremo gera instabilidade. Isso cria espaço para alternativas improváveis. Se Bolsonaro chegou à Presidência, qualquer candidato pode se apresentar como alternativa”, avaliou.
Fonte: CNN Brasil