Nikolas Ferreira defende divulgação prévia de indicados ao STF por candidatos à Presidência

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta quarta-feira (28/1) que candidatos à Presidência da República deveriam divulgar, ainda durante a campanha eleitoral, os nomes que pretendem indicar ao Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita em entrevista ao Contexto Metrópoles.

Segundo o parlamentar, o STF concentra atualmente um poder significativo e exerce forte influência sobre decisões centrais do país. “Hoje, a Suprema Corte tem um poder praticamente igual, ou até mesmo maior, do que a Presidência da República e o Congresso”, afirmou. Para Nikolas, tornar públicas as possíveis indicações daria ao eleitor maior clareza sobre os rumos institucionais do país.

O deputado destacou que o STF é composto por 11 ministros, indicados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado, com aposentadoria compulsória aos 75 anos. Na avaliação dele, decisões políticas e jurídicas acabam sendo definidas na Corte. “O rio corre para o mar assim como as decisões do Brasil finalizam ali no STF”, declarou.

Nikolas Ferreira também criticou o modelo atual de campanhas eleitorais e defendeu que candidatos apresentem propostas viáveis. Ele afirmou que o eleitor precisa ir além de promessas imediatas e fez referência à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, segundo ele, foi marcada por promessas como “picanha e cerveja”.

Durante a entrevista, o deputado ainda comentou o cenário eleitoral de 2026 e avaliou que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) será o candidato à Presidência apoiado pelo bolsonarismo. “Para mim, isso está muito cristalino, e não tem muito o que se debater”, afirmou.

 

Fonte: Metrópoles

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: