O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa nesta quinta-feira (29), em São Luís (MA), da cerimônia de assinatura do termo aditivo que renova por mais 25 anos o contrato de gestão do Porto do Itaqui pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). A vigência anterior do contrato se encerraria em 1º de fevereiro.
O aditivo também garante a continuidade da exploração do Cais de São José de Ribamar e dos terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe. O evento contará ainda com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Carvalho Dias.
Considerado um dos principais portos públicos do Brasil, o Porto do Itaqui é estratégico para o escoamento da produção agrícola e mineral do país, com destaque para a soja e o milho do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Em 2025, o terminal movimentou cerca de 35 milhões de toneladas, crescimento de 8,15% em relação ao ano anterior, tendo soja e petróleo como principais cargas. O porto é responsável pela geração de aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos.
A cerimônia será realizada às 15h, na sede da Emap, no Porto do Itaqui. Não haverá transmissão do evento.
Fonte: Ascom Ministério de Portos e Aeroportos