O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União-BA) foi eleito por unanimidade, nesta terça-feira (10), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Em seu segundo mandato como deputado federal, ele substitui Paulo Azi, também do União Brasil, mantendo o partido no comando do principal colegiado da Casa.
A permanência da sigla na presidência da CCJ é resultado de um acordo entre líderes partidários, após proposta do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A estratégia visa acelerar os trabalhos da comissão até junho, permitindo que os parlamentares se dediquem às campanhas eleitorais no segundo semestre.
Além da atuação na Câmara, Lomanto já exerceu três mandatos como deputado estadual e presidiu o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Antes de se filiar ao União Brasil, passou pelo MDB e pelo DEM. Ele é filho do ex-deputado federal Leur Antonio de Brito Lomanto e neto de Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia, mantendo sua base eleitoral em Jequié.
Em ano eleitoral, o novo presidente da CCJ deverá enfrentar pressão para pautar a proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6×1, uma das prioridades do governo federal. A matéria já foi encaminhada à comissão por Hugo Motta, que defende a conclusão do debate na Câmara até maio, com a definição do relator após o Carnaval e a elaboração de um cronograma conjunto com o governo.