Base governista quer aprovar fim da escala 6×1 no primeiro semestre

Com a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional após o carnaval, a base governista pretende intensificar as articulações para aprovar ainda no primeiro semestre a proposta que põe fim à escala 6×1. Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) querem transformar a medida em uma das principais bandeiras da gestão na campanha eleitoral.

A PEC que trata do tema está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e aguarda a designação de relator. O presidente do colegiado, Leur Lomanto Júnior (União-BA), afirmou que a análise será conduzida com a participação de empresários, sindicatos, trabalhadores e empregadores. Antes de seguir ao plenário, o texto também precisará passar por uma comissão especial.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), classificou o debate como “inadiável” e indicou que a tramitação pode ser concluída até maio. Apesar de o tema ter apelo popular, a oposição apresenta ressalvas e defende que sejam avaliados os impactos do fim da escala 6×1 para os empregadores.

Na abertura do ano legislativo, o Executivo incluiu o fim da escala 6×1 sem redução salarial entre as prioridades, defendendo que não é justo o trabalhador ter apenas um dia de descanso por semana. Na Câmara, a proposta ganhou força após mobilização liderada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), cujo texto reduz a jornada semanal de 44 para 36 horas e prevê semana de quatro dias. A matéria foi apensada à PEC do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que tramita desde 2019 com teor semelhante.

Uma reunião entre Lula e Hugo Motta para discutir o tema, prevista antes do carnaval, foi desmarcada, mas a expectativa é que ocorra nas próximas semanas.

 

Fonte: CNN

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: