Notícias políticas no Brasil e no mundo

Larisse Lopes

86% dos brasileiros desaprovam atos de 8 de janeiro, revela pesquisa Genial/Quaest

Às vésperas de completar dois anos dos atentados contra a democracia ocorridos em 8 de janeiro de 2023, um levantamento divulgado nesta segunda-feira (6) pela Genial/Quaest aponta que a grande maioria dos brasileiros, 86%, desaprova as invasões e depredações às sedes dos Três Poderes realizadas naquela data.

Os vândalos invadiram a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede do Executivo, causando danos significativos a esses espaços emblemáticos.

A pesquisa, que ouviu 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2023, revelou ainda que 7% dos entrevistados aprovam os atos antidemocráticos. Outros 7% optaram por não responder ou não souberam opinar sobre o assunto. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual, com um nível de confiança de 95%.

Essa é a terceira sondagem realizada pela Quaest sobre o tema, sendo que as duas anteriores ocorreram em fevereiro e dezembro de 2023. Nos dois primeiros levantamentos, os índices de reprovação foram ainda mais altos: 94% e 89%, respectivamente, refletindo um aumento gradual na rejeição popular aos atos violentos de janeiro.

A influência de Bolsonaro nos ataques

A pesquisa também abordou a possível relação do ex-presidente Jair Bolsonaro com os eventos de 8 de janeiro. De acordo com o levantamento, 50% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro exerceu algum tipo de influência nos ataques em Brasília, enquanto 39% negam essa possibilidade. Outros 11% preferiram não responder ou não souberam opinar sobre a questão.

 

 

Últimas
Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: