O pré-candidato a Deputado Estadual pelo Piauí, Toninho de Caridade, que também já presidiu a APPM (Associação Piauiense de Municípios), concedeu entrevista ao portal Política Por Dentro nesta terça-feira (02) , abordando a urgência da Reforma Eleitoral em debate e a importância de focar o mandato no desenvolvimento dos municípios piauienses.
Toninho de Caridade, um nome experiente na política local, reforçou seu posicionamento a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da Reforma Eleitoral, atualmente relatada pelo senador piauiense Marcelo Castro.
O pré-candidato destacou que a reforma eleitoral será “benéfica para todo o Brasil, principalmente para os estados, municípios, governo federal”. A principal vantagem, segundo ele, é o fim da necessidade de ter eleições “de ano em ano”, o que gera gastos excessivos.
“Acaba essa questão de ter eleição de ano em ano e isso traz despesas, traz despesas do fundo eleitoral, também com a justiça eleitoral,” afirmou Toninho de Caridade.
O ex-presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios) calcula que a mudança resultará em uma “economia muito grande”, que pode chegar a “vários bilhões”.
Questionado sobre sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Piauí, Toninho de Caridade afirmou que o trabalho está em curso e que a caminhada tem sido longa.
“Levar ações concretas para a população, até porque a população mora nos municípios, é lá onde o filho estuda, é lá onde tem o primeiro atendimento médico,” explicou o pré-candidato.
Reportagem: Larisse Lopes