O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Marco Fireman, e o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, lançaram, nessa terça-feira (25), a Transferência Digital de Propriedade de Veículos, serviço inédito no Brasil que elimina totalmente a apresentação de documentos físicos, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas. O avanço era um desafio histórico para os Detrans de todo o país.
A solenidade aconteceu no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa). Na ocasião, eles também apresentaram a “Lisi”, plataforma inteligente de atendimento digital personalizado, contínuo e inclusivo. Baseado em Inteligência Artificial Generativa, o serviço já está disponível no site e demais canais de atendimento do Detran.
“A digitalização completa dos serviços do Detran faz parte do projeto Alagoas Digital. Assumi o compromisso com o governador Paulo Dantas de tornar o Detran 100% digital até o final da gestão, e estamos próximos de alcançar essa meta. Prevejo que, até meados do próximo ano, o órgão estará totalmente digitalizado, o que representará um avanço significativo”, afirmou Fireman.
-09.jpg)
De acordo com ele, a última etapa para atingir esse marco será disponibilização do serviço de vistoria domiciliar de veículos. “Queremos chegar até o final do governo com 100% dos serviços digitais. Hoje, 70% dos serviços são digitais. O próximo lançamento que a gente vai ter, vai ser a vistoria domiciliar, que vai facilitar a vida do cidadão, que receberá a visita do vistoriador em casa”, acrescentou o diretor-presidente do Detran.
Taxas em queda
Vitor Pereira destacou que a digitalização reduz custos e tempo e que, com isso, as taxas do Detran tendem a baixar, beneficiando ainda mais a população.
“O nosso maior patrimônio é o tempo. Se você diminui o tempo e utiliza a tecnologia, essas taxas têm que ser menores para o cidadão. Temos que entregar bons serviços, cobrando menos ainda”, enfatizou o secretário de Governo, reforçando que o Detran 100% Digital faz parte de uma estratégia da administração do governador Paulo Dantas.
-08.jpg)
“Nós temos um grande programa de digitalização, de inclusão tecnológica do Estado de Alagoas em todos os setores. Na educação, na saúde, na infraestrutura e agora esse programa é integrado também ao Detran. E qual a finalidade desse tipo de integração? É melhorar sempre a vida do cidadão, fazer com que a desburocratização facilite a vida daquele que precisa dos bons serviços públicos que nós já oferecemos”, acrescentou Pereira.
Segurança com padrão bancário
O diretor-presidente do Detran assegurou, ainda, que todo o processo de transferência será feito digitalmente, com um alto nível de segurança, garantido por autenticação bancária.
“Destaco que a inovação reside na transferência digital de veículos entre pessoas jurídicas, entre pessoas jurídicas e físicas, e entre pessoas físicas e jurídicas. A transferência entre pessoas físicas já existia em alguns estados, mas conseguimos disponibilizar um menu completo de opções”, explicou Fireman.
Lisi, a IA Generativa que atende, responde e resolve
Desde abril, quando a primeira versão da Lisi entrou em funcionamento, até esta terça-feira (25), a plataforma já registrou mais de 1 milhão de interações.
Em sua versão mais atualizada, Lisi é uma assistente de execução capaz de compreender a fala humana, responder em texto e áudio, resolver dúvidas reais com agilidade e precisão. Não se trata, portanto, de um simples chatbot: é uma plataforma inteligente de atendimento digital personalizado, contínuo e inclusivo.
A ferramenta também responde sobre transações, executando a consulta de protocolos e processos, e, caso necessário, encaminha o usuário para o atendente humano, dentro do mesmo fluxo, sem encerrar a conversa, mantendo o histórico e permitindo a retomada de uma conversa anterior.
-11.jpg)
Ainda é capaz de conduzir o cidadão por todos os serviços do Detran de forma fluida, empática e humanizada.
“Lisi, nossa atendente virtual, não se limita a um menu de opções. Ela está preparada para orientar e interagir com o usuário, possuindo conhecimento abrangente do Código de Trânsito Brasileiro e de todos os serviços do Detran, auxiliando na execução dos serviços disponíveis no site”, destacou Fireman.
Participaram ainda da solenidade, a secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Aline Rodrigues; o secretário executivo de Comunicação, Cláudio Costa; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas, Juliano Lessa; dentre outras autoridades.
Fonte: Agência Alagoas