O governador Paulo Dantas e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) lançam na próxima segunda-feira (5), às 9h30, no Palácio República dos Palmares, o programa CNH do Trabalhador, que vai oferecer a primeira habilitação de forma totalmente gratuita para cidadãos de baixa renda. A iniciativa será lançada durante a abertura da campanha Maio Amarelo 2025, que este ano tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida.”
Nesta primeira edição, o programa vai disponibilizar mais de mil vagas, direcionadas a pessoas inscritas no CadÚnico de Alagoas, com Ensino Fundamental completo e RG emitido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Os contemplados poderão escolher entre a categoria A (motos) ou B (carros) e estarão isentos de todas as taxas, inclusive exames clínicos, psicológicos e aulas práticas e teóricas nos CFCs.
O investimento total é de R$ 2 milhões — metade em recursos do Detran e metade por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Silvio Camelo. As vagas serão distribuídas proporcionalmente entre as 15 Ciretrans do estado, garantindo um mínimo de 40 vagas por unidade e abrangendo todos os municípios alagoanos.
Durante a cerimônia, será também firmado um convênio entre o Detran e a Seades, permitindo o cruzamento de dados com o CadÚnico para checar os requisitos dos candidatos.
Segundo Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, o programa reforça o compromisso com a inclusão social e a geração de empregos: “Agora o governador Paulo Dantas vem beneficiar aqueles alagoanos que sempre quiseram ter uma CNH, mas não conseguiam realizar esse sonho pelos custos elevados.”
Além do lançamento da CNH do Trabalhador, o Detran também divulgará a programação estadual da campanha Maio Amarelo, com ações educativas voltadas para todas as faixas etárias e regiões do estado.
Fonte: Governo de Alagoas