Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou, na manhã desta sexta-feira (12), a meta de universalizar o ensino em tempo integral e ampliar a oferta de educação profissionalizante no estado até 2026. O compromisso foi firmado durante a 4ª Reunião Ordinária de 2025 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), no Centro de Convenções do Hotel Ritz Alagoas, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

Para alcançar a universalização do ensino integral, o Governo de Alagoas avança com a construção de 57 novas unidades pelo programa Escola do Coração. Atualmente, 24 escolas já estão prontas e outras 20 estão em obras.

Em seu discurso, o governador destacou parcerias para expandir a educação profissional. “Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, vamos promover ações para triplicar o número de vagas para o ensino profissionalizante. É também uma preocupação do ministro Camilo Santana e do presidente Lula, e não faltarão investimentos e recursos para que a gente amplie cada vez mais as condições para profissionalizar os alunos da nossa rede”, afirmou Paulo Dantas.

Ele também citou acordos com a iniciativa privada para geração de emprego. “Já mantive reuniões com uma rede de supermercados, que vai abrir 10 novas lojas aqui em Alagoas. Isso vai gerar aproximadamente três mil novos empregos, e vamos fazer também as formações e as capacitações para esses alunos”, assegurou.

O governador agradeceu a presença do ministro e dos secretários de Educação dos 26 estados e do Distrito Federal. “Aqui em Alagoas nós acreditamos na educação verdadeiramente, porque aqui a gente prioriza com orçamento, com financiamento. É com muito orgulho que a gente bate no peito para falar que, no nosso período, estamos fazendo o maior investimento de todos os tempos na educação do Estado de Alagoas, desde a creche até o ensino superior, fazendo um trabalho em rede colaborativa com todos os 102 municípios alagoanos”, declarou.

Dantas destacou programas estaduais, como o Creche Cria, que já entregou 80 unidades, criando 16 mil novas vagas e quatro mil empregos. “Estamos, proporcionalmente, construindo o maior volume de escolas do ensino médio da história do estado e o maior programa de construção entre todas as unidades da federação, que vai promover cerca de 57 mil vagas e possibilitará o ensino integral universalizado, um avanço muito grande”, projetou.

COMPROMISSO NACIONAL COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL

O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou o compromisso do Governo Federal com a pauta. “Pegamos o Ministério da Educação com 15% de alunos matriculados no ensino integral e vamos chegar com quase 25% ao final deste ano, com a Política Nacional de Escola Integral. Para mim, é o maior e melhor modelo que o Brasil precisa universalizar, garantindo que todas as crianças e jovens tenham o dia inteiro na escola”, assegurou Santana.

Sobre a alfabetização, o ministro afirmou que “quando se cria, em nível nacional, o Programa Criança Alfabetizada, é exatamente para evitar que o analfabetismo na idade mais avançada aconteça. Toda criança, todo brasileiro, toda brasileira tem a oportunidade de se alfabetizar”.

Santana também citou ações contra a evasão escolar. “Temos mais de 4 milhões de jovens recebendo o Programa Pé de Meia. Tínhamos 480 mil jovens que abandonavam a escola por ano; já conseguimos reduzir pela metade essa evasão no ensino médio em todo o Brasil”, disse, acrescentando que a reunião do Consed foi “um momento para ouvir, de escuta e de diálogo”.

PAPEL ESTRATÉGICO DO CONSED

A secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, apresentou os melhores projetos do estado como exemplo aos demais gestores. “Temos muitos cases de sucesso que apresentamos aos secretários de educação, e hoje o governador Paulo Dantas vai apresentar mais uma vez ao ministro e a todos os secretários os investimentos que Alagoas vem fazendo na educação”, explicou. Ela citou o programa Escola 10, que serviu de referência para o Pé de Meia federal.

O presidente do Consed, Zezinho Sobral, secretário de Educação de Sergipe, explicou a importância do colegiado. “Essa é a última reunião deste ano, aqui em Maceió, mais uma oportunidade de pleitear e discutir questões, a exemplo do Plano Nacional de Educação (PNE)”. Sobre a função do conselho, ele afirmou: “O Consed é um órgão estratégico; ouvir o conselho significa que você está ouvindo aqueles que estão trabalhando dia a dia na entrega da educação”.

SOBRE O CONSED

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) reúne os gestores estaduais da área para debater a colaboração federativa e a agenda nacional para a educação básica, contribuindo para políticas que garantam equidade, qualidade e continuidade nas redes de ensino.

Fonte: Agência Alagoas

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: