Os presidentes do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defenderam nesta quinta-feira (10) uma resposta “com diálogo nos campos diplomático e comercial” às novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros.
Em nota conjunta, os dois líderes ressaltaram que o Congresso acompanhará os desdobramentos da crise “com responsabilidade”, e destacaram a aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica como instrumento legal para proteger a economia brasileira. A legislação, sancionada em abril, permite ao Brasil adotar medidas equivalentes a sanções comerciais impostas por outros países.
“O Congresso acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger nossa soberania”, declararam.
Alcolumbre e Motta afirmaram ainda que o Legislativo está preparado para agir “com equilíbrio e firmeza” na defesa da economia nacional, do setor produtivo e da preservação dos empregos dos brasileiros.
As novas tarifas dos EUA, que passam a valer em 1º de agosto e preveem uma alíquota de 50% sobre diversos produtos brasileiros, geraram forte repercussão política em Brasília e abriram uma nova frente de tensão diplomática entre os dois países.
Fonte: CNN Brasil