Alexandre de Moraes faz gesto polêmico em jogo do Corinthians após sanção dos EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), protagonizou um gesto polêmico durante a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras, na noite de quarta-feira (30), pela Copa do Brasil. Em um dos camarotes da Neo Química Arena, em São Paulo, o magistrado foi flagrado fazendo um gesto obsceno com o dedo médio ao comemorar o gol do holandês Memphis Depay, que garantiu a vitória corintiana por 1 a 0.

O episódio ocorreu horas após o governo dos Estados Unidos sancionar Moraes sob a chamada “Lei Magnitsky”, que permite punições a indivíduos acusados de reprimir liberdades fundamentais ou agir contra processos democráticos. Segundo Washington, o ministro teria conduzido uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas brasileiras e americanas. A acusação partiu do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e foi endossada por Marco Rubio, chefe da diplomacia americana, que o acusou de violações graves dos direitos humanos.

A medida, promovida pelo governo do ex-presidente Donald Trump, provocou reações divididas no Brasil. Políticos da oposição e aliados de Jair Bolsonaro (PL) celebraram a sanção, enquanto integrantes do governo Lula e aliados do STF defenderam Moraes, denunciando interferência externa em assuntos internos do Judiciário brasileiro.

Em nota, o STF repudiou a medida e reforçou que o julgamento dos crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado em 2022 — entre os quais o ex-presidente Bolsonaro é réu — é de competência exclusiva da Justiça brasileira. A Corte afirmou ainda que todas as decisões do ministro foram respaldadas pelo colegiado.

Moraes é relator do caso que investiga uma suposta trama golpista, com graves indícios de crimes contra a democracia, incluindo planos de assassinato de autoridades como ele próprio, o presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmin.

O ministro deve se pronunciar oficialmente sobre as sanções em sessão do STF marcada para esta sexta-feira (1º).

Fonte: CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: