Alfredo Gaspar desponta como favorito para relatoria da CPMI das Fraudes no INSS

O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) surge como nome forte para assumir a relatoria da CPMI das Fraudes no INSS, criada para investigar irregularidades que atingiram aposentados e movimentaram cerca de R$ 2 bilhões em descontos indevidos. A informação circula nos bastidores do Congresso, onde o Centrão articula o controle das principais posições da comissão.

Além de Gaspar, também estão cotados para o posto os deputados Mendonça Filho (União-PE) e Evair de Melo (PP-ES). Já a presidência da CPMI deve ficar com o senador Omar Aziz (PSD-AM), conhecido por ter presidido a CPI da Covid em 2021.

A comissão foi instaurada após investigações da Polícia Federal e da CGU identificarem um esquema de filiações fraudulentas a sindicatos e associações, que promoviam descontos ilegais nos benefícios do INSS. As denúncias provocaram a queda do então ministro da Previdência, Carlos Lupi, e do presidente do INSS.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, já indicou que a relatoria ficará com um nome alinhado ao bloco governista. A comissão será composta por 15 deputados e 15 senadores, e os partidos ainda finalizam as indicações. O PT já confirmou o deputado Paulo Pimenta (RS) como membro titular, enquanto o PL discute seus representantes internamente.

Fonte: O Alagoano

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: