Fernanda Duarte é jornalista, empresária, casada e mãe de três filhos. Natural de Sapé - PB, é apaixonada por jornalismo político desde criança quando ouvia, com o seu pai, programas de rádio com análises das atuações dos políticos paraibanos. Formada em Jornalismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Com experiência em Rádio, TV e Portais de Notícias, atua na Capital Federal como correspondente para veículos de diversos estados brasileiros.
A escolha do deputado federal Júlio Arcoverde, pelo prefeito Silvio Mendes, para ocupar a Secretaria de Articulação Institucional deixa claro o quanto o chefe do executivo teresinense tem buscado ampliar seus horizontes para conseguir resolver questões burocráticas e reivindicar investimentos em Brasília.
Arcoverde, mesmo estando em seu primeiro mandato, já ocupa um lugar de destaque na bancada federal e construiu relações de muita influência no Planalto Central. Fortaleceu sua relevância política quando ocupou a presidência da CPI que investigou fraudes nos jogos esportivos e consolidou essa força ao presidir a principal comissão do Congresso Nacional: a Comissão Mista de Orçamento.
Na ocasião, o deputado coordenou os trabalhos para a definição do orçamento em vários estados brasileiros, mantendo reuniões intermináveis com parlamentares de todo o país, em um momento sensível para o governo federal, em que se debatia o arcabouço fiscal e o equilíbrio nas contas públicas.
Júlio foi sereno o suficiente para ouvir deputados e senadores da base governista e da oposição e viabilizar soluções para destravar o orçamento, que foi votado com atraso por causa de divergências e pelos bloqueios determinados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Flavio Dino, que solicitava mais transparência, principalmente nas emendas pix, famosas entre os prefeitos pela celeridade com a qual são liberadas.
E é justamente dessa serenidade que Silvio Mendes precisa nesse momento para buscar soluções que só Brasília pode oferecer. Alguém que traga uma melhor relação com a bancada federal, audiências em ministérios e a busca de recursos para investimentos em áreas cruciais como a saúde, ponto frágil da sua administração. Júlio Arcoverde tem lastro para isso e deve usar o trânsito que construiu na capital federal para aproximar a prefeitura de Teresina de soluções reais, definidas nas grandes mesas de reuniões e de poder.
Para reforçar esse trabalho, Júlio cede seu lugar para o ex-senador Elmano Ferrer, que assume a vaga nesta terça feira (04).